Cássio Telles é o novo presidente da OAB Paraná

Por 20 de janeiro de 2019Notícias

O novo presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, tomou posse nesta quinta-feira (17), em uma cerimônia que lotou o Teatro Ópera de Arame, em Curitiba. Cassio Telles assume a presidência para o triênio 2019-2021, no lugar de José Augusto Araújo de Noronha, que será conselheiro federal.

Também foram empossados os demais membros da diretoria: Marilena Indira Winter (vice-presidente), Rodrigo Sánchez Rios (secretário-geral), Christhyanne Regina Bortolotto (secretária-geral adjunta), Henrique Gaede (diretor-tesoureiro), Alexandre Salomão (diretor de Prerrogativas) e Fabiano Augusto Piazza Baracat (presidente da Caixa de Assistência dos Advogados) e ainda os conselheiros estaduais, presidentes das 48 subseções da Ordem no estado e diretores da CAA-PR.

A solenidade teve início com a apresentação musical do conjunto Ladies Ensemble e com uma declamação do ator e advogado Plínio Taques. A posse foi prestigiada por inúmeras autoridades, presidentes de seccionais, de Caixas de Assistência e de centenas de advogados de todo o estado. Contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, do vice-governador Darci Piana, do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Renato Braga Bettega, do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, do procurador geral de Justiça Ivonei Sfoggia, e do presidente do Conselho Federal Cláudio Lamachia.

O novo presidente da OAB Paraná iniciou o seu discurso com agradecimentos à sua família e aos dirigentes de Ordem que o apoiaram em sua trajetória. Citou todos os ex-presidentes da seccional desde 1993, quando iniciou sua carreira nos quadros da Ordem como presidente da subseção de Pato Branco. Cássio Telles tornou-se o segundo presidente da seccional vindo do interior do estado, depois de Alberto de Paula Machado (2007-2009), de Londrina, e o primeiro a ter exercido a presidência de uma subseção.

Telles fez uma menção especial ao presidente nacional Cláudio Pacheco Prates Lamachia, com quem conviveu e dividiu a tarefa de percorrer todo o país com a Caravana das Prerrogativas. “Na gestão de Lamachia, tive a certeza de que a OAB tem de ir aonde o advogado está. Nossa classe deseja, antes de mais nada, uma OAB identificada com as dificuldades do cotidiano da advocacia”, disse.

O novo presidente falou do orgulho de representar a seccional e os 68 mil advogados paranaenses, enfatizando que sua experiência lhe dá confiança para superar todos os desafios. Referindo-se às características das gestões anteriores, deu as pistas dos principais temas aos quais pretende se dedicar nos próximos três anos: defesa das prerrogativas profissionais, aproximação entre a advocacia da capital e do interior, busca por uma melhor prestação jurisdicional, fiscalização do exercício profissional, organização e modernização administrativa, combate à corrupção, defesa dos direitos humanos, melhoria das estruturas físicas para a advocacia, busca constante do encontro da OAB com a advocacia de base, atuação firme contra cursos jurídicos de má qualidade, preparação da advocacia para as novas exigências e novos mercados, luta pela dignidade financeira e valorização dos honorários.

“Nos elegemos pregando mais dignidade e respeito à advocacia, e essa será efetivamente a linha central de nossas ações”, destacou.

Cássio Telles também mencionou o papel da advocacia na defesa da sociedade. “Somos a trincheira da resistência ao arbítrio, das tentativas de supressão dos direitos sociais e das garantias fundamentais, somos o bastião do exercício do poder sempre em nome do povo e para o povo. Estaremos vigilantes contra atos que tentem suprimir as liberdades constitucionais de ir e vir, de manifestação de opinião, de pensamento, de imprensa, de associação, de livre crença religiosa, porque não há felicidade onde não exista respeito à liberdade e à igualdade”.

Ao final, o seu discurso foi acompanhado por imagens projetadas no telão. O presidente emocionou o público ao discorrer sobre as missões da advocacia. “Quero convidá-los para que façamos juntos, nos próximos três anos, esta viagem em direção a um mundo melhor e mais justo”, conclamou. “Cumprindo a nossa tarefa a cada dia, mas sem nunca deixar de mirar as estrelas. Sonhar é a melhor maneira de começar a realizar”, completou, citando na sequência versos de Helena Kolody (“Pintou estrelas no muro e teve céu ao alcance das mãos”).

Fonte: www.oabpr.org.br